Curso Teóricos da Educação

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Neste Curso falamos de alguns dos principais teóricos da educação e, podemos afirmar que são cobrados nas provas de concurso para professor. Certamente existem outros teóricos, mas aqui você pode conferir um breve resumo dos principais autores da Educação, sua respectiva teoria e  livro.
Para quem está cursando Pedagogia e pretende ingressar no mundo da Educação, é sem dúvida, imprescindível estudar e pesquisar sobre os pensadores da pedagogia.
Conhecer os teóricos da educação é de suma importância para o professor, pois auxiliam no aumento do conhecimento e melhoram a formação.
Para os pedagogos que pretendem ingressar na carreira pública, através de concurso, as listas resumidas de teorias facilitam o estudo e garantem a assimilação mais rápida do conteúdo.

Começamos com um dos principais teóricos, PAULO FREIRE, colocou em foco a criticidade na infância.

Paulo Freire é conhecido mundialmente e foi o mais memorável educador brasileiro. Ele propôs a criticidade dos alunos em sala de aula, condenando o ensino que era oferecido pelas escolas, voltadas para o ensino da elite, deixando muitos alunos sem receber uma educação de qualidade, qualificada como educação bancária. E ainda, criticava a ideia de transmitir conhecimento de professor para aluno. Para ele, ninguém ensina nada a ninguém, o indivíduo precisa aprender entre si e ser mediado pelo mundo. 
Indicação de livro: Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire, Editora Paz e terra, 1996.

JEAN PIAGET, também um dos teóricos mais estudados para concurso de professor, favoreceu a atividade mental do aluno.

Piaget foi um dos teóricos mais influentes na educação, chegando se tornar sinônimo de Pedagogia. Embora nunca tenha atuado como pedagogo, e nem possui um método próprio, ele dedicou sua vida a observação científica rigorosa da aquisição do conhecimento pela criança.
Ele criou um campo de investigação que chamou de epistemologia genética, teoria que foi centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios de desenvolvimento, são eles: fase sensório-motora: nascimento até cerca de 2 anos, fase pré-operacional: de 2 a 7 anos, estágio operacional concreto: 7 a 11 anos e estágio operacional formal: 11 anos ou mais.
Uma das grandes contribuições de Piaget foi o raciocínio lógico matemático, fundamental na escola, segundo ele, este conhecimento só pode ser ensinado dependendo da estrutura de conhecimento da criança.
Indicação de livro: A psicologia da criança, Paulo Jean Piaget, Bertrand Brasil, 1990.

LEV VYGOTSKY, também está na lista dos teóricos da educação, contribuiu com a experiência relação homem e mundo.

Vygotsky morreu de forma prematura a mais de 70 anos, porém, suas obras ainda continuam em debate em diversos países até os dias atuais.
Ele atribuía um papel importante as relações sociais e ao desenvolvimento intelectual, por isso a corrente pedagógica que teve origem pelo seu pensamento ficou conhecida como sócio-construtivista ou sócio-interacionismo.
O pensador da ênfase ao social e ao interpessoal, em oposição a Jean Piaget que atribui o conhecimento a processos internos. Embora discordassem, suas obras normalmente complementam uma a outra, formando novos métodos de ensino.
Segundo Vygotsky o aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, ou seja, “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, segundo ele.
Para o pensador, a formação acontece na relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, e essa relação não é passível de generalização. O mais importante na teoria de Vygotsky é a interação que cada um estabelece com o ambiente, chamando de experiência pessoalmente significativa.
Indicação de livro: Pensamento e linguagem, Lev Vygotsky, Editora Martins Fontes, 1991

 

VIDEOAULAS

Nessas aulas explico detalhadamente como resolver questões dos referidos autores de uma simples na qual você acertará a sua questão na prova de uma forma lúdica e sábia. Assista quantas vezes for necessária para uma compreensão sobre as questões.

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